A. J. e D. falam em si, mutantes

– Então, quando nos conhecemos, A. J.? Eu me lembro daqueles pássaros que na manhã de nossos atrasos já fumavam às janelas.

– Estranhas horas, aquelas. Como quando eu via teu corpo, agora ainda tão de que forma que não posso?, sim esse mesmo singular ombro, essas mesmas mãos marrons que tudo amplia e das quais tudo brota, sim, os ferros quentes sobre meus cílios bem abertos, as janelas cortantes, lembras dos vidros dos generais de 1964?, as janelas vermelhas de onde me jogavas nas quartas, as tesouras negras com as quais meus cabelos, parcos bem o sabes, rasgavas sempre nas manhãs frias de junho. O café enorme molhado sobre meu colo, querida. Os sinuosos garfos nunca limpos em meus pés. Os terríveis livros de tuas blasfêmias em minha delicada face de cristão. Restavam-me as horas, de quando via teu corpo antes, bem antes disso tudo que se tornou o espaço, marcado em brasa de carrascos, entre nós.

– Mas quando será que nos conhecemos? Das gramas dos postes das alamedas vasadas no olho pingadas no assoalho daqueles ladrinhos de letras. Quantas vezes regamos a chuva?

– o quanto cala o quanto morro.  Quem sabe um dia? Este é um ambiente mutante. Cuidado.

– Mas não morres mais do que eu ao silenciar meus curtos passos cinzas diante do muro estranho onde há dias ou meses já não sei bem tens te guardado de minhas ausências de césio 137 e assim apenas posso recompor-te pelos rastros trêmulos dos vãos que deixas antes, bem antes que possa sequer achar-te, atônita, em uma rua qualquer do centro antigo da cidade.

– Atrás de ombros, esses prédios de nossas cidades.

Advertisements

One Response to “A. J. e D. falam em si, mutantes”

  1. http://pt.weblog.com.pt/arquivo/cat_jose_almada_negreiros.html

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: